Zona Azul - política urbana e pública que democratiza o uso das vagas de estacionamento nas ruas e avenidas através da rotatividade é aprovada em Conceição do Coité.

por Karina Silva última modificação 17/05/2022 11h15
Projeto de Lei 66/2021 - de autoria do Poder Executivo Municipal, recebeu substitutivo do Relator Marquinhos de Renato e é aprovado pela Câmara Municipal.

Nos últimos vinte anos temos observado, em diversas cidades de porte médio a grande do Estado da Bahia, um aumento considerável no número de veículos que transitam pelas ruas. São carros de tipos diversos e motocicletas que, além de transitarem e causarem lentidão no tráfego, necessitam de espaço para estacionamento. Uma solução que tem sido adotada por alguns municípios, que começou pela capital de nosso Estado, foi a definição das áreas diagnosticadas pela Administração Municipal como as mais problemáticas neste quesito para que fossem transformadas em Zona Azul. Como se percebe, a implantação da Zona Azul neste momento que o centro de nossa cidade apresenta-se estagnado por não ter sido projetado para a quantidade de veículos que vemos circulando diariamente em horário comercial, é essencial pois garante melhor trafegabilidade no trânsito, já que o número de veículos em movimento diminui; divisão mais equitativa do tempo de ocupação de vagas, haja vista que nenhum veículo ocupará um espaço de estacionamento por um tempo superior ao permitido pelo pagamento da tarifa; maior organização do trânsito no centro da cidade, pois outras ruas nas proximidades do centro começarão a ser tidas como opção por uma parte de condutores que desejarem vagas gratuitas e mais segurança no trânsito para os pedestres. Finalizando, a Zona Azul é uma política urbana e pública que busca democratizar o uso das vagas de estacionamento nas ruas e avenidas de uma cidade através da rotatividade.