Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

por Leticia Gordiano última modificação 01/11/2021 09h37
Câmara apoia campanha do Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata
Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

Novembro Azul

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

Em Conceição do Coité temos uma Lei de Nº 597 que é de autoria do Vereador Betão, que Institui semana municipal de Prevenção da Saúde do Homem. tem como objetivos específicos: I- promover  estudos,  debates, cursos e pesquisas relativas à saúde do homem; II- difundir conhecimentos importantes para a saúde do homem nas diferentes etapas de sua vida. E na cidade acontece simpósios, aulas, palestras, conferências, cursos, seminários, debates, atividades culturais, oficinas e exposições que tenham como tema assuntos relacionados à  promoção e atenção à saúde do homem.

. O câncer de próstata é assintomático no início, ou seja, não apresenta nenhum sintoma, o que torna a prevenção muito importante. Vale lembrar que o exame de sangue não substitui o de toque, que é simples e rápido. É indispensável que os dois sejam realizados, principalmente em homens que já passaram dos 45 (quarenta e cinco) anos de idade.

O dia 17 de novembro foi escolhido como dia mundial ao combate ao câncer de próstata.

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata/