CÂMARA HOMENAGEIA TODAS AS MULHERES!

por Leticia Gordiano última modificação 08/03/2022 10h59
8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER
CÂMARA HOMENAGEIA TODAS AS MULHERES!

Dia internacional da Mulher

O Dia Internacional das Mulheres teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.

A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres.

A proposta de Clara de criar um Dia Internacional das Mulheres não tinha uma data fixa.

A data só foi formalizada após uma greve em meio à guerra em 1917, quando as mulheres russas exigiram "pão e paz" — e quatro dias após a greve o czar foi forçado a abdicar, e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.

A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia na época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano — e é quando é comemorado hoje.

 Aqui em Conceição do Coité, entregamos o troféu Idalice Mascarenhas no dia 08 de março, mas devido a situação do COVID-19, a entrega não irá acontecer esse ano. Essa é nossa homenagem a todas mulheres coiteenses e do mundo inteiro!

Feliz dia Internacional da Mulher!