Câmara aprova Criação do Museu Professor Abelardo Mascarenhas

por Karina Silva última modificação 29/03/2022 09h59

O Projeto de Lei é de autoria do Poder Executivo e visa preservar a história e a memória cultural do município, com o objetivo de salvaguardar e disseminar as informações culturais, uma vez que, o museu é a melhor ferramenta que auxilia a conhecer a cultura e história do mesmo, visto que, neste local estão objetos de diferentes épocas. A referida matéria recebeu uma emenda de autoria do Vereador Betão que denomina o Museu de Professor Abelardo Mascarenhas. O Professor  Abelardo, atuou como professor por muitos anos em nosso município e lecionava no Polivalente e Wercelêncio, foi secretário de educação do município, sócio fundador da Acaec/Educandário Divino Mestre e tinha atuação na igreja católica através do Movimento de Cursilhos. São importantes instrumentos de preservação da memória cultural de um povo, e responsáveis por seu patrimônio material ou imaterial. O museu tem o papel de informar e educar por meio de exposições permanentes, atividades recreativas, multimídias, teatro, vídeo e laboratórios. É o espaço ideal para despertar a curiosidade, estimular a reflexão e o debate, promover a socialização e os princípios da cidadania, e colaborar para a sustentabilidade das transformações culturais.